Ataque suicida deixa ao menos seis mortos e dez feridos no Iraque (Postado por Dimítri / Bruno Lago)

Ao menos seis pessoas morreram, entre elas um líder tribal sunita, e outras dez ficaram feridas em um ataque suicida em um mercado popular da Província de Diyala, ao nordeste da capital iraquiana Bagdá, informaram fontes policiais.

O militante detonou os explosivos que levava junto ao corpo depois de se aproximar do carro no qual viajava o xeque Saad Mashaan al-Tamimi, chefe de um dos Conselhos de Salvação --como ficaram conhecidas as milícias sunitas aliadas ao governo.

Segundo fontes citadas pela agência Efe, o carro em que Al Tamimi viajava parou em frente a uma cafeteria do mercado da localidade de Bohruz, ao sul de Baquba, a 60 km da capital. Nesse momento, aconteceu a explosão, que matou o líder tribal e outras cinco pessoas, entre elas duas crianças. Já entre os dez feridos, há três mulheres.

A agência Reuters, que também cita fontes policiais, diz que o ataque matou Leith Mishaan, chefe local de uma milícia sunita aliada ao governo.

A polícia isolou a região e interrompeu o tráfego após ser informada da localização de uma segunda bomba, já detonada de forma controlada.

A maioria das milícias sunitas foram criadas em 2006, com apoio dos militares dos Estados Unidos, e ajudaram a minimizar a presença da rede terrorista Al Qaeda e outras insurgências. Elas são pagas pelo governo iraquiano.

A violência caiu significativamente no país desde 2003, mas a insurgência retomou os ataques violentos nos últimos meses em regiões marcadas pela violência sectária entre sunitas e xiitas.

 
▲ TOPO ▲