Hamas criticou administração de Barack Obama


O líder no exílio do movimento Hamas, Khaled Mechaal, criticou domingo desde Damasco a administração do presidente norte-americano Barack Obama e afirmou que a resistência à ocupação é "uma escolha estratégica".


A administração Obama adaptou uma linguagem diferente mas as suas acções não são diferentes das da administração precedente" liderada por George W. Bush, afirmou Mechaal durante um discurso.
"A administração Obama não fez nada por nós (...) relativamente à colonização israelita" nos territórios palestinianos, prosseguiu Mechaal.
"A nossa terra, toda a Palestina, está ocupada. Deve ser recuperada (pelos Palestinianos). A ocupação israelita é ilegal e a resistência constitui a nossa escolha estratégica para liberar a nossa terra e recuperar os nossos direitos", afirmou Mechaal, em Damasco.
"Há hoje uma conspiração para liquidar a causa palestiniana", afirmou o chefe do movimento político do Hamas, que lançou violentas críticas contra a Autoridade Nacional Palestiniana, liderada por Mahmoud Abbas.
"A presidência de Abbas perdeu a sua legitimidade", referiu Mechaal.
A Autoridade Palestiniana e o Hamas estão em conflito aberto desde a violenta tomada de posse da Faixa de Gaza pelo movimento islamita em Junho de 2007.


 
▲ TOPO ▲