Influências da Cultura Religiosa do Oriente Médio



O Oriente Médio é uma “bomba” prestes a explodir, isso é proveniente da instabilidade política instalada na região decorrente de diversos motivos, alguns deles muito antigos. A religião configura como um dos principais, pois existem muitas divergências religiosas, algumas delas muito antigas. Muitas vezes a religião deveria ser algo que levasse a união e aos sentimentos de fraternidade, no entanto, no Oriente Médio é motivo de discórdia.

Apesar de haver confrontos e lutas por causas religiosas, o Oriente Médio deu origem às três maiores religiões monoteístas do mundo (que adoram um único Deus), são elas o Islamismo, Cristianismo e Judaísmo, porém a religião com maior número de adeptos é o Islamismo, que corresponde à 80% das pessoas, dessa forma as outras duas religiões possuem um número de adeptos bastante restrito.

Os fiéis da religião Islâmica são chamados de mulçumanos ou islamitas. Essa religião teve sua origem na Arábia Saudita, logo depois, por volta de século VII alcançou outros países do Oriente Médio.

Após ter influenciado praticamente todos os países do Oriente Médio, a religião rompeu fronteiras e atingiu adeptos em outros países e continentes. Dentre os países que aderiram o Islã como religião está a África Islâmica, o Sul e o Sudeste do continente asiático, atingindo ainda a Índia, Malásia e a Indonésia.

Na atualidade, a religião Islâmica é a que mais cresce no mundo, os adeptos somados totalizam 900 milhões de pessoas no mundo, os países que aderem à religião são chamados de mundo Islâmico.

Os conflitos não ocorrem somente entre religiões diferentes, dentro do Islamismo existem divergências entre os Islamitas fundamentalistas e não-fundamentalistas, além das disputas entre os Xiitas e Sunitas. As lutas provocadas pelas correntes de pensamento na religião Islâmica levam ao desenvolvimento de muitos atentados e confrontos armados. (Foto: Meca: a cidade sagrada dos mulçumanos.)

Arquivo

 
▲ TOPO ▲